quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

50 cent

Anteriormente, em dois textos diferentes, falei duas das frases que fazem parte da minha filosofia de vida. Uma era o fato de eu não acreditar no destino, e sim no acaso, que torna nossa vida um tanto mais interessante. A outra, que fiz num texto um tanto mais antigo, dizia que a amizade é como um equilíbrio químico. Fui percebendo como estava aprendendo a associar minha futura carreira as coisas da minha vida, fato que ocorre inevitavelmente quando gostamos do que fazemos( ou achamos que iremos fazer).

Enfim, o que isso tem a ver com o que quero falar hoje?

Bem, quero falar de um pouco de tudo. Estava eu hoje ouvindo música no Ônibus enquanto voltava para casa, e meu iPod caiu no chão. Quando o peguei, senti uma moeda do lado dele, e como eu estava sentado sozinho desde o início da viagem, a peguei para mim. Isso mostra como as coisas são puro acaso. Alguém perdeu a moeda por um descuido, e eu a achei. Curiosas são as coisas. No meu colégio, por exemplo, existe a história que que há ácido sulfúrico pelo chão, proveniente de algum estudante distraído que carregava um tubo de ensaio e o deixou cair. Mas e se algum fator o atrapalhou? E se houve algo que roubou sua atenção, mesmo que contra sua vontade?

Minha conclusão mais legal de hoje.

Estava eu vendo sobre como funcionamos, não só os meus, mas no geral, e vi que nós, seres humanos, quando se trata de relações, nós somos igual reagentes químicos. Temos nossa própria velocidade de reação, nossa própria energia de ativação para começarmos a gostar de alguém. E tudo que serve para química, serve para nós. A entropia é a desordem da nossa cabeça, normalmente causada pela quantidade de pensamentos(inúteis) que temos. E com o estresse, que nos deixa de cabeça quente, as coisas entram em choque maior, causando reações espontâneas que nem sempre são muito boas.
Nem sempre tudo que tem uma velocidade rápida tem um rendimento bom, nem tudo que vai lento terá que ter pouco resultado. Tudo irá depender dos reagentes orgânicos que respiram e sentem.
A entropia as vezes é tão grande, que os choques serão tão fortes, que os pensamentos irão se esvair, e as ações irão começar, as roupas se espalharem. E a energias ficam tão intensas, mas tão intensas, que teremos uma velocidade excelente para a fase lenta, para um prazer muitas vezes lento e apreciável na etapa rápida.

As relações entre as pessoas podem ser como ligações iônicas: belas, muitas vezes brilhantes, com alta resistência a fatores externos, mas altamente quebradiças.

E que o amor seja insolúvel na maldade que existe no mundo, de forma que ele sempre esteja precipitado na gente.

O acaso nos leva a reagir. Pode ser com extensão apreciável, mas rápido, ou bem demorado, rendendo a vida inteira. Mas reaja. Pois o acaso pode não acontecer duas vezes.

Assinado: Pedro Cholodoski

2 comentários:

  1. Lindo,como sempre!
    "O acaso nos leva a reagir. Pode ser com extensão apreciável, mas rápido, ou bem demorado, rendendo a vida inteira. Mas reaja. Pois o acaso pode não acontecer duas vezes."

    ResponderExcluir